sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Por quê uma Guerrila Aberta?

Vivemos num presente, onde pessoas necessitam de altos níveis de instrução, a competividade traz um mundo onde a desigualdade impera, onde habilidades e “competências” são cada vez mais “necessárias”. Aquele que tem segundo grau perde espaço para aquele que tem nível superior, e este perde espaço para aquele que tem pós-graduação e por ai vai. As pessoas são substituidas como peças de um carro mais potente. Já nem preciso citar que aqueles que não têm nem segundo grau completo ou primeiro grau, nem são ouvidos. Excluídos? Não! Digo, não, pois estou vivendo meus últimos anos de forma bem interessante, conheci pessoas que trabalham e ralam muito. Há muito tempo e algumas delas, nem segundo grau têm. Explico, que ralar é trabalhar durante meses a finco, sem ver a cor de um real si quer tem segundo grau completo. Elas se concentraram apenas em construir algo a oferecer, pois como diz um mestre: "Não pode querer ter, antes de ter o que oferecer" e dentro desse contexto e com ajuda dessa lógica, trago-lhes a explicação do que é a guerrilha aberta!

Proponho que esse seja o espaço para informar sobre fatos e pessoas que jamais vão ver no jornais, porquê ninguém aqui é celebridade. As coisas que aqui acontecem são promovidas por esses individuos citados acima que trabalham durante dias, meses e até anos, porquê não? Sem ver a cor de dinheiro. Loucos? Não, são apenas criadores, pensadores que vivem a margem de uma sociedade dentro de um espaço legitimo, a rua. Pois como diz o ditado: “Da rua, sobrevive quem pode”. Eles trazem novas soluções, cultuam tradições e raízes, tendo a noção de que nada começa no presente, tudo é fruto de algo que já começou muito tempo atrás. Incluindo este trabalho, que começou dois anos atrás, numa rádio comunitária. Tento agora, o que deveria ter feito desde o início, misturar as novas tecnologias de comunicação e distribuição, permitindo que a Guerrilha de uma vez por todas se torne Aberta e se alie ao campo do direito e se apoie as licenças de direitos autorais, promovida desde os anos 80, como a GPL (General Public License), criada por Richard Stallman, que que fez surgir o conceito de softwares livres e mais recentemente, com Lawrence Lessig que criou o Creative Commons, licença que permite uma livre circulação entre obras culturais.

Este é o primeiro e mais longo texto que você vai ler nesta revista eletrônica. Pois os demais artigos serão construidos em multíplos formatos, como videos (que será o mais comum), imagens (montagens ou simples fotos) e aúdios (a guerrilha nasceu originalmente através das ondas curtas e assim se pretende manter). Espero que se divirtam, pois este espaço se baseia na diversão e alegria, que o povo brasileiro mais têm e sem ele nós já estariamos em outro caminho há muito mais tempo.

Do seu editor,
Vinicius Longo

12 comentários:

Produto Abstrato disse...

Está na minha lista de Blogs favoritos. Estou conferindo atualizaçãos todos os dias!! Acho que é o primeiro comentário....

Jorge Pereira.

Anônimo disse...

Vinícius, parabéns!

Parabéns pela sua garra, pela sua convicção naquilo q acredita, pelo seu papel ativo d sujeito social!

Agradeço muito o fato d meu nome continuar na composição da equipe do Guerrilha! Pra mim é uma grande satisfação continuar a ser um parceiro seu!

Tentarei contribuir, dentro dos meus atuais limites, de todas as maneira! aceito sugestões! Poderei lhe enviar alguns informes sobre eventos q eu conheça e q estejam dentro do perfil da revista, o q acha?


Grande abraço!
Felipe

Anônimo disse...

PARABENS!


QUE A GUERRILHA ABERTA SEJA O MAIOR

SUCESSOS.


BJUS. DALVA.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa.
Sucessos!!!
Beijos,
Kock

Anônimo disse...

Arrasaram!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
beijos,
Marilia

Anônimo disse...

Está muito bom seu blog Guerrilha, Vinícius. Lhe peço uma força para o video de minha interpretação do poema Madona:


http://www.youtube.com/profile?user=vjmrs

Abração,

MAno Melo

Anônimo disse...

Salve Vinny! Torço não só por essa, mas por todas as suas iniciativas, sempre inquietas e transformadoras!!!
Conferi e gostei muito!!
Força, sorte e um grande abraço!!

alex topini

Anônimo disse...

Que saudade meu caro, abraço, Rod Britto.

Anônimo disse...

querido Vinicius,
estivemos excursionando pelas ruas deste nordeste e so caimos no Rio esta semana...parabens por este zine eletronico, muito maneiro mesmo...se quiser alguma foto da viagem, rodas em favelas e lugarejos pobres é só falar.
sucesso!!!
bjs no figado!
Henrique Claudinei e Mari- Maricota!!!

Anônimo disse...

parabéns Vinnyl!!! abraço!

Anônimo disse...

Fala seu Vinícius,
em primeiro lugar parabéns pelo Blog é uma idéia muito boa e uma ferramenta importantíssima para nossa galera.
bem estruturado e um designer bem bacana, os vídeos que demoram muito pra carregar e isso não é bom, pq. se gasta muito tempo pra ver as matérias.
Desculpa mas não cosegui ir ver os Gigantes, a vida de pai é bastante atarefada e os trabalhos são muitos.
Mas vamos q vamos
João

Anônimo disse...

Barbaro que lindo parabens para vocês.Beijào e Inté