sexta-feira, 18 de abril de 2008

Exposição traz retrato da população de rua pelo mundo

O doutorando em Ciências Sociais pela UERJ, Elionaldo Fernandes Julião organizou a exposição: "Cidades Invisiveís", com fotos sobre a população de rua pelas grandes metropoles, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina, Áustria, Chile, Eslováquia, Itália, Praga. Resultado da pesquisa dos últimos cinco anos, Elionaldo quer discutir a invisibilidade dos moradores de rua nas grandes metrópoles, expondo a fragilidade dos sistemas penitenciários e outras formas punitivas e mostrar ainda que hoje já existem até três gerações de famílias que moram nas ruas. A exposição fica até o dia 09 de maio e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, no andar térreo do Prédio John Wesley no Instituto Metodista Bennett, que fica no Flamengo.


A exposição reune 20 fotografias coloridas em diversos tamanhos e traz retratos de
famílias morando e trabalhando na Praça da Sé, em São Paulo; paraplégico pedindo esmola no centro do Rio de Janeiro; Homem comendo lixo no centro comercial de Praga; homens dormindo em ponto de ônibus de Lisboa; mulher dormindo em calçada de Santiago e mulher pedindo esmola aos turistas na porta do Coliseu.


Um dos objetivos do pesquisador é que a sociedade reflita sobre o espaço urbano e participem da discussão como um todo: "As contradições da sociedade punitiva, dentre outras, são necessárias análises das formas de vida nas áreas urbanas, principalmente compreendendo o seu caráter histórico de ocupação e adaptação no espaço que passaram a estimular a irrupção das forças de associabilidade e o rompimento do equilíbrio entre intimidade e solidariedade”, garante o sociólogo.


SERVIÇO:
Exposição Cidades Invisíveis - Fotografias de Elionaldo Fernandes Julião

Onde: Instituto Metodista Bennett (Prédio John Wesley - Térreo) - Rua Marquês de Abrantes, 55, Flamengo, Rio, 3509-1000

Quando:16 de abril a 09 de maio de 2008 de de seg. à sexta, das 8 às 21 horas;

ENTRADA FRANCA



Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Vinicius,
a exposição ficou bacana no blog.
Aliás essa nova edição está excelente.
Parabéns.
Obrigado.
Grande abraço
Assumpção