sexta-feira, 4 de abril de 2008

A internet cresce como nenhuma outra mídia, no Brasil

Bom, abriimos o segundo mês da revista em circulação eletrônica e produzindo uma média de dez artigos por edição. Eu começo a me perguntar: "Quem quer se juntar a esta revista? Aglutinando infomações ou reunindo marcas? Onde estão as companhias de teatro e o que estão fazendo? Quais são os bares da boêmia carioca e o que oferecem? E quem são as empresas comerciais e de serviços e o que oferecem neste mercado brasileiro?". Como são perguntas que não ainda não terei respostas, continuo meu desvair. Desta vez, minha pergunta é: Por quê a internet cresce de forma desigual em relação aos outros veículos de comunicação, no Brasil?

A internet hoje atinge cerca de 30% da população brasileira, que se totalizam aproximadamente 54 milhões de pessoas, só no Brasil. A internet é um universo a parte. Totalmente ao contrário dos jornais, a internet é lugar para os especialistas, talvez seja o único veículo de comunicação que se desenvolve igualmente pelo resto do mundo, principalmente, quando falamos em relação ao conteúdo. Graças a internet, que a informação pode circular livremente, impossibilitanto muitas vezes a censura e é neste meio que vamos nos aprofundar neste editorial

Procurando responder a minha pergunta. Afirmo, baseada em dados estatísticos que os brasileiros passam mais de 13 horas na internet por dia. É a maior média do mundo! Acredita? São brasileiros, os donos desse título, você sabia disso? Depois disso, temos um público com idade média de 12 a 34 anos entre as mulheres e 12 a 64 anos, entre os homens. Isso é algo peculiar, pois segundo pesquisas, para as mulheres, a customuzação, como mudar as cores do navegador ou acrescentar pequenos softwares que se relacionem com ela, ainda são poucos, oque gera um desinteresse pela mídia eletrônica. Depois disso, vamos a educação, a internet hoje tem um maior número de pessoas com ensino fundamental completo e bacharelados, entre eles, especialistas em medicina e estudantes de outros cursos. Os dados que pouca gente discute é que o crescimento da internet têm no Brasil tem se dado de 10% por ano. Isto quer dizer que dentro de 7 anos, a internet será como a Televisão, no Brasil.

Daí, tudo se explica, isto é, se as pessoas passam mais tempo na internet e o público médio se dá a partir dos 12 anos, temos pelo menos uns 30 anos, de uso de internet. Afinal, os jovens de 12 anos irão crescer, se especializar e gastarão menos tempo na TV, no jornal, nas revistas e outros meios, até na rua, se der mole.

Uma questão que deixo para vocês pensarem é que com a internet, a mídia se populariza e chega ao acesso a produção de conteúdo e não apenas o consumo. Gosto sempre de citar uma frase do Centro de Mídia Independente – CMI, que diz: “Odeia a mídia? Seja mídia!”. Se você não entendeu, coloca a mão na massa, em portais de videos, sites de relacionamentos e redes sociais, como orkut, blogs e manda ver.. Distribua suas informações para seus amigos, que em relação ao passado e revendo a trajetória de Assis Chateaubriand, quando trouxe a Tv para o Brasil, você poderá com menos tempo e safadeza ter um bom veículo de comunicação nas mãos e viver dele, pelo menos, essa é a tentativa dessa revista.


AU REVOIR

As informações foram retiradas do Ibope net/Ratings (www.ibope.gov.br)

5 comentários:

Val Du disse...

Oi, Vinny.
Vi o teu blog e achei muito interessante.
Cheio de informações.
Muito bom.

Abraços

Vinicius Dias disse...

Ainda tenho a Internet como um fenômeno-mistério, não acredito que as lan's sejam fatores determinantes para a democratização deste meio, mas sim os centros comunitários e os baixos custos que as máquinas chegam no mercado. Creio que seja necessário também uma "cyber-educação", caso contrário continuaremos a assistir T.V como em dia de domingo.

O Blog está demais. Parabéns!

Luciana disse...

Olá
fiquei surpresa de saber que a maior média de tempo na Internet é a nossa!Apenas discordo das pesquisas q apontam desinteresse das mulheres por esta mídia.
Ficou legal o artigo
bjs
Luciana _S_R :)

The Hi-Brazilian Blogger disse...

Parabéns pelo espaço!!! As entrevistas estão ótimas e o material que vc está postando é muito interessante sob o ponto de vista cultural e histórico. Tenho certeza de que a nova rede de relacionamentos que está surgindo na internet possibilitará o acesso a muitos artistas e personalidades interessantes, e não, não precisaremos mais utilizar uma mídia tão ultrapassada quanto a TV para tal. Os números do IBOPE revelam o interesse tecnológico dos brasileiros e seu pioneirismo internáutico. Como jornalista e músico, fundador do HI-BRAZIL, posso declarar que a internet está possibilitando uma divulgação lenta mas extremamente eficaz de nosso trabalho. Isso, aliado ao trabalho do Creative Commons, está possibilitando a vários artistas brasileiros compartilharem suas criações com o usuário final, sem o intermédio das superpotentes editoras. E isso já é bacana o suficiente para abrirmos uma champanhe e comemorarmos até o último gole...

Abraço,

Mau

Dally Schwarz disse...

opa!
vou adicionar vcs na minha blogosfera!
=)
beijosss!