sexta-feira, 16 de maio de 2008

Guerrilha Aberta se expande como uma rede de conhecimentos livres

Chegamos ao final do terceiro mês de publicação da Guerrilha Aberta e enfim, cada dia que passa, a revista fica cada vez mais com a cara que eu sempre pensei. Nessa edição, que pode ser considera a maior feita até hoje, abrimos com uma entrevista exclusiva do ator, diretor e palhaço Márcio Libar, que concede sua primeira entrevista sobre o lançamento do seu livro: "A Nobre Arte do Palhaço", na internet e sobre muitas novidades para os próximos três meses, que está agitando, com direito a Temporada do "O Pregoeiro", na Lapa e muito mais ainda está por vir.

Estreamos ainda a seção Download, onde toda edição, você vai encontrar seja músicas, textos, fotos e informações diversas registradas em diferentes mídias, para você baixar gratuitamente, que estejam dentro da licença de publicação Creative Commons, na qual está revista também é devidamente registrada. Nessa edição, o destaque vai para um grupo de artistas, chamado HI-BRAZIL, que lançaram o projeto "Let´s do the Samba", onde colocam o samba como fio condutor de uma viagem por diferentes ritmos do mundo todo e porque não dizer do universo.

Temos ainda uma estréia, o jornalista Mauro Vianna, que abre sua coluna Nota Preta, onde vai falar sobre música e cultura negra. Mauro é jornalista das antigas e dos movimentos musicais populares. Ele vive dentro desse gigantesco universo, onde a cultura popular e música unem-se para o divertimento do povo. Nesse artigo, ele traz um bate-papo entre Nei lopes, Marilia Trindade Barboza e Haroldo Costa, onde conversam sobre as 54 denominações de sambas.

No universo do humor, temos a coluna Galhofa, escrita por Leo Carnevale que traz um novo artigo sobre uma singela explicação do nome Galhofa. E nesse clima de descontração, começamos a nossa AGENDA, com o bloco de carnaval Empolga às 9 que vai tocar neste sábado, no Estrela da Lapa.

Já no subúrbio carioca, neste domingo, no bairro de Olaria está sendo organizado um Saraú Poético, com direito a apresentações musicais e teatrais e segundo os organizadores é só chegar, tem espaço para todo mundo. Voltando a Lapa, temos no feriado de quinta-feira, a Festa College que vai realizar uma festa especial Beatles, com direito a filme, show de banda e depois discotecagem por apenas um real. É a boa, hein?

E encerrando a agenda dessa edição, o Teatro de Anônimo vai realizar duas apresentações no último final de semana de maio, em comemoração ao dia do Cigano, na Lona do Crescer e Viver, na Praça XI. Já em Santa Teresa, quem puder ir assistir, não pode perder o espetáculo Orixás, realizado pela Cia Rubens Barbot Teatro de Dança, onde 10 orixás dançam ao som de músicas contemporâneas dentro de um Catedral Anglicana até o final de junho.

Finalizando, no final do mês, a FIRJAN estará realizando uma série de encontros, que será aberto pelo FÓRUM RIO CRIATIVO, onde pessoas como
Ministro da Cultura, Gilberto Gil, junto com a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes e pessoas como Nelson Motta e Mauro Mattos discutiram o destino da economia criativa e das indústrias criativas.

Boa leitura para todos!
E até a próxima edição!

5 comentários:

Anônimo disse...

Vinny,

muito boa a matéria do Mauro e a do palhaço também.
Notei uma melhora na revista. Parabéns!

Bjus. Dalva.

Anônimo disse...

BELA edição do Guerrilha Aberta

Anônimo disse...

moleque, tá mto bom esse seu esquema. Parabéns!

Brn

Anônimo disse...

Oi Vinicius
já postei no blog sobre o lançamento e um link para a tua entrevista. Qdo, o tempo der dá uma passadinha lá.
Beijos.

Anônimo disse...

Esse blog cisma comigo ...
não sou "anonimo disse"
dei o click errado ;-)