sexta-feira, 20 de junho de 2008

EstrelaDoce: Jamelão tua voz era uma beleza!

José Bispo Clementino dos Santos, para quem não sabe é o Jamelão, um dos mais importantes interpretes de samba enredo, que nunca admitiu ser chamado de puxador. "Isso é coisa de bandido", dizia ele.
Nascido em 12 de maio de 1913, em São Cristóvão. Jamelão foi sem dúvida parte fundamental da Escola de Samba que tanto amou – Estação Primeira de Mangueira. Foi engraxate, vendedor de jornais e operário de fábrica de tecido. Freqüentava rodas de samba, onde tocava cavaquinho e tamborim. Até um certo dia foi levado pelas mãos de um mangueirense – Gradim, para a verde e rosa e começou a tocar na bateria da escola.
Nas rodas de samba que sempre acabava com a chegada da polícia. Jamelão decidiu cantar e sua voz afinada, levou-o a interpretar sambas enredo da Mangueira. Antes de ser Jamelão, José Bispo recebeu o apelido de "Saruê", ele nunca definiu como e quem o apelidou de Jamelão.

Sua carreira começou em 1947, quando venceu o concurso de calouros da extinta Radio Clube do Brasil. Gravou pelo selo Continental. Em 1949, se tornou o interprete oficial da Escola de Samba Mangueira. Três anos depois ingressou como crooner na orquestra Tabajara de Severino Araújo. Nessa época a big band de Tommy Dorsey vem ao Brasil e numa apresentação na rádio Tupi, Jamelão fez um dueto inesquecível que rendeu uma turnê a Europa.
Ao retornar da Europa volta a gravar pela Continental, com a sua voz suave e romântica ele imortalizou clássicos da MPB como "Leviana" de Zé Ketti e "Folha Morta" de Ari Barroso. Mais tarde em 1959, fez enorme sucesso com a música de Lupicínio Rodrigues "Ela disse-me assim" e em 1968, entra para a ala dos compositores da Mangueira.

Jamelão tinha a fama de ser uma pessoa mal-humorada e temperamental, chegava nos lugares e gostava de ficar quieto, não era de muita conversa como conta o maestro Anselmo Mazzoni: "Certa vez ele me pediu que o levasse no Centro Cultural Carioca para rever o lugar em que trabalhara ele ficou tão calado que nem se quer quis cumprimentar a cantora que o homenageará interpretando duas de suas composições".
Houve uma época em que a Orquestra Tabajara Fazia baile aos domingos na Galeria dos Empregados do Comércio e Jamelão era o crooner quando ele interpretava Folha Morta os casais para de dançar para ouvi-lo e aplaudi-lo.
Anselmo Mazzoni foi um grande amigo onde ficava hora da madrugada contando coisas do passado, com ele gravou um CD. Jamelão gravou: "Sou livre viver com você em sonho", de Anselmo Mazzoni e Victor Hugo, que o apresentador da rádio Manchete Francisco Carioca cantou no sepultamento.

"Hoje só resta viver em sonho tudo que acabou".

___________________________________________________
Quem é Dalva Beltrão?
Artista Plástica de mão cheia e jornalista. Dalva é do samba e faz parte da direção do bloco de carnaval: Bagunça Meu Coreto. Conhecedora de muitas artes e muitas, mas muitas pessoas no universo artístico. Ela chega no Guerrilha Aberta para somar forças e falar sobre o que ela quiser.

Nenhum comentário: