quinta-feira, 17 de julho de 2008

Download: OVERMUNDO

Diante do universo colaborativo de redes que a internet fez surgir nos últimos anos e da web 2.0, um dos projetos que se popularizou no Brasil foi o site Overmundo. Concebido e realizado pelo Núcleo de Idéias Movimento. O site colaborativo tem como objetivo servir de canal de expressão para a produção cultural do Brasil e de comunidades de brasileiros espalhadas pelo mundo afora tornar-se visível em toda sua diversidade. Ele funciona de modo que qualquer usuário pode-se cadastrar no site, criando seu perfil, gerando conteúdos, votando em matérias, além de disponibilizar músicas, filmes, textos, podendo comentar tudo e trocar informações de modo permanente com outros usuários.

O Overmundo contém seções muito especificas, como: overblog, onde traz mais de 3.000 colaborações, entre artigos, entrevistas e matérias publicadas pelos colaboradores de diferentes partes do mundo, onde as matérias que são mais votadas permanecem por mais tempo na página principal. Além disso tem o banco de cultura, que consiste como um poderoso arquivo de produções culturais, que incluem textos, músicas e imagens, onde tudo para ser baixado gratuitamente e com autorização do autor.

Se você quiser saber ainda o que está rolando pelo Brasil a fora, em relação a festas e outros eventos, pode acessar a seção: agenda, ou ainda pode conhecer sobre lugares de diferentes estados brasileiros, na seção: guia. O site traz a relação de todos os perfis que podem ser buscados por estados brasileiros. Além do overfeeds, que traz um conglomerados de blogs da blogosfera brasileira, alimentando o site diariamente com milhares de notícias sobre muitos segmentos e o overmixter, que traz uma grande quantidade de músicas e samples, mais destinada a comunidade musical, de Djs e produtores

O Overmundo pode ser considerado como o principal responsável brasileiro pela dessiminação da licença internacional de direitos autorais Creative Commons, onde qualquer usuário que disponibilizar qconteúdo no site, estará automaticamente licenciando seu conteúdo sob essa licença Creative Commons. Assim, todo conteúdo pode ser livremente compartilhado, desde que seja para fins não-comerciais (assim como é a Guerrilha Aberta). Conseqüentemente, por exemplo, rádios comunitárias, escolas, pontos de cultura e quaisquer outras iniciativas não-comerciais estarão previamente autorizadas a utilizar os conteúdos do Overmundo.

Se você ficou animado para conhecer e ainda não sabe como utilizar o Overmundo. A acesse um guia de 10 passos disponíveis no próprio site e boa viagem!

________________________________________________________
O Creative Commons Brasil disponibiliza opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados". Para saber mais, assista os videos [1] e [2].

Nenhum comentário: