sexta-feira, 4 de julho de 2008

EstrelaDoce: "Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo!"

Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo!

Nesta época do ano não poderia deixar de escrever sobre alguém que tão bem representou esses dias festivos com sua música.

Luiz Gonzaga, nasceu em Exu, Pernambuco, em 1912, no dia 13 de dezembro, na fazenda Caiçara, no pé da serra do Araripe.

Filho de Januário José dos Santos, um lavrador e sanfoneiro e de Ana Batista de Jesus ou simplesmente Santana como era conhecida. Aprendeu a gostar de música, ainda criança, pela influência de seu pai, Januário, com quem saia para cantar e acompanha-lo no zabumba em festas religiosas, feiras e forrós. Sua grande paixão era a
sanfona, de oito baixos, que aprendeu a tocar com o pai.

Em 1930, saiu de casa depois de ter um aborrecimento com os pais por causa de uma namorada e foi servir o exército. Viajou o Brasil como corneteiro. Deu baixa em 1939 e decidiu fixar residência no Rio de Janeiro.

Luiz Gonzaga comprou uma sanfona e passou a se apresentar nas ruas, bares, inclusive em bares da beira do cais. Nessa época ele tocava músicas românticas, bolero, samba canção e até tangos, então percebeu a falta que fazia a música nordestina para aqueles que vieram para cá na tentativa de encontrar uma vida melhor. Foi daí que decidiu divulgar os xotes, xaxados, baiões e outros ritmos do
nordeste. Foi um grande sucesso!

Certo dia foi ao programa de calouros do temido Ary Barroso e tocou uma música de sua autoria "Vira e Mexe" o que lhe valeu a nota máxima, a partir de então Luiz Gonzaga não parou mais, passou a compor esse gênero musical que homenageava o nordeste como o forro "Pé de Serra" que fala do lugar onde nasceu.

No Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga morou com o irmão José, Zé Gonzaga, que também tocava sanfona. Cansado da solidão da cidade grande, depois de ter tido vários amores decidiu se casar, foi quando conheceu a corista Odaléia Guedes, grávida, ele assume o filho dela dando-lhe o nome de Luiz Gonzaga Nascimento Junior – Gonzaguinha. Que seguiu o caminho do pai e também se consagrou através de suas composições.

Em 1948, conheceu Helena Cavalcanti e ficaram juntos até perto de sua morte, com ela Luiz Gonzaga não teve filhos, porque era estéril.


Entre a década de 40 e 50, Luiz Gonzaga foi considerado o compositor e cantor mais popular do Brasil, isso se deu devido as suas composições de músicas nordestinas. Sua consagração foi com o baião Asa Branca em parceria com Humberto Teixeira, um hino aos nordestinos que descreve os sofrimmentos de um povo. Essa música foi gravada por Caetano Veloso, Maria Betânia, Elba Ramalho e outros. Dessa parceria surgiram excelentes resultados, como "Lorota Boa", "Mangaratiba", "Juazeiro", "No Meu Pé de Serra". e muitas outras. Zé Dantas foi uma outra parceria que deu bons frutos como: "Vozes da Seca", "ABC do Sertão", "Derramaro o Gai", "A Letra I", "A Volta da Aza Branca", "Cintura Fina" "O Xote das Meninas", "Imbalança".

Luiz Gonzaga era chamado de Luiz "Lua" Gonzaga e "Rei do Baião"
.

Mesmo tendo se afastado dos palcos por muitas vezes, Luiz Gonzaga, nunca perdeu o prestígio em todos os anos de carreira. Em 1985 se apresentou em Paris. Ganhou o prêmio Shell de música popular em 1987.

Luiz Gonzaga volta a sua terra natal construiu o museu Gonzagão, lá está o acervo de todos os seus objetos. Gonzagão como era também chamado nunca mais retornou ao Rio de Janeiro ficando lá eternamente.

Sua música ultrapassou barreira com sua sanfona de 120 baixos e vestido com roupa de nordestino à moda de Lampião. Ele foi sem dúvida a representação da
alma do povo do sertão das muié séria e dos home trabalhado.


As imagens do artigo são todas registradas em Creative Commons e são devidamente creditadas em ordem em que elas aparecem neste artigo [1], [2], [3] e [4].

____________________________________________________________________________________________________
Quem é Dalva Beltrão?
Artista Plástica de mão cheia e jornalista. Dalva é do samba e faz parte da direção do bloco de carnaval: Bagunça Meu Coreto. Conhecedora de muitas artes e muitas, mas muitas pessoas no universo artístico. Ela chega no Guerrilha Aberta para somar forças e falar sobre o que ela quiser.

Nenhum comentário: