sexta-feira, 4 de julho de 2008

Maratona Artista de Rua.com reúne 15 apresentações no Aterro do Flamengo

Neste domingo, dia 6 de julho, das 9h às 17h, o Aterro do Flamengo se transforma num grande palco da Maratona ArtistadeRua.com, reunindo 11 artistas de rua em 15 apresentações, onde a abertura fica por conta do espetáculo Pulitrica, do palhaço Afonso Xodó às 9 horas da manhã e vai até o encerramento com a participação do ator e palhaço Márcio Libar às 17 horas.


Os escalados da Maratona são:

De manhã a maratona dá a largada as 9 horas da manhã, com o espetáculo Pulitrica e o palhaço Afonso Xodó, com Leo Carnevale, com mágicas que desafiam a lei da gravidade. Seguindo a programação, às 10 horas da manhã, três artistas congregam espaços musicais e de artes plásticas, são eles: Ademir Leão, Black Prince e Manoel PET. Os dois primeiros artistas são os músicos da maratona, onde o primeiro toca seu afinado sax e quem passa pela estação do metro do Largo da Carioca, sabe que ele está sempre lá, tocando e o outro também residente do Largo da Carioca, é mestre nas panelas de Aço, nascido na Guiana Francesa, e o terceiro vai construir um lindo jardim de garrafas PET.

Seguindo o evento, às 11 horas, o espetáculo O Salto e opalhaço Migué Brugelo Dito e Feito, com André Garcia Alvez vai realizar um milagroso salto, onde vai dar três pulos mortais, com os olhos vendados, sem tirar o pé do banco e às 11h30, Hélio Geruza, Liberdade e Edson Pit vão apresentar seus espetáculos: Geruza Perna Seca, Mágicas e o boneco PIT. Todos esses são personagens cativos da população carioca e o do Largo da Carioca e estão sempre pelas praças, fazendo suas apresentações. Afinal de contas, arte é de rua!

Voltando a tarde, os espetáculos retomam às 14h, com Marcelo das Embaixadas, Hélio Geruza e Palhaço Afonso Xodó. Marcelo é conhecido como mestre das embaixadinhas e responsável pelo recorde de tirar 15 camisas em quase 3 minutos, fazendo embaixadinhas com a cabeça. Hélio e Leo apresentam novamente o repeteco para o pessoal da tarde. Às 15 horas, o mímico Marivaldo Sombra invade o evento, realizando o que ele sabe fazer de melhor, mimica e imitação, acompanhado dos músicos Black Prince e Ademir Leão e Manoel PET. Às 16 horas, quase encerrando o evento, André Garcia e Marcelinho apresentam novamente seus espetáculos e o grupo convidado Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades apresenta seu espetáculo Gigantes pela Própria Natureza, onde um grupo de 20 artistas realizam um espetáculo musical da orquestra itinerante de rua sobre pernas de pau, com o reportório de músicas indígenas, européias e da cultura negra, perpassando por toda a cultura Brasileira.

E por fim, finalizando o evento, o ator e palhaço convidado da Maratona, Márcio Libar encerra o evento, mostrando um pouco do seu repertório e contando um pouco da sua história através do extenso caminho que já fez com o grupo Teatro de Anônimo e da trajetória de sua filosofia Mundo ao Contrário e do seu espetáculo "O Pregoeiro".


O Projeto da Maratona e do ArtistadeRua.com

O evento será realizado ao longo de 600 metros de percurso, entre as ruas Buarque de Macedo e Tucumã e conta com o patrocínio da Verisign e apoio do Sesc, Devassa, Oklahoma e Belmonte. A Maratona é totalmente ligado ao projeto ArtistadeRua.com, onde diversos músicos, atores e artistas se reúnem na página virtual para formarem um grupo fortalecido e com o mesmo objetivo: divulgar arte popular e mostrar o quão simples e produtivo é ter seu próprio domínio .Com.


Todo grande evento tem uma grande equipe

O projeto Artista de Rua.com é realizado durante um ano, pela Hostnet, considerada como umas das três maiores empresas de hospedagem de sites do Brasil e em parceria com a Vinnyl 69 Produções (coordenado por Vinicius Longo e Guerrilha Aberta) e MBR Comunicações (coordenado por Pedro Bittencourt Almeida) decidiu realizar um evento para comemorar um ano do projeto em alto estilo. O projeto começou a ser escrito e pensando em Abril e de lá pra cá, descanso e muita persistência foram muito necessários.

E nos últimos meses, conheci toda a extensa equipe de profissionais como Rafael Lobo, Sandro Souza da Cinha e Daniel Fernandez, responsáveis por toda a arte gráfica do evento e do projeto, assim como Lisane Monteiro, que coordena todo o processo interno, fazendo a gestão de pessoas do evento e realizando as ações de divulgação do projeto. O evento ainda contou com a assessoria de imprensa: AFontoura Comunicação e com o registro do evento pelo grupo Cine Panela, também estreantes na área do audiovisual em 2008 e do Videolog, o portal brasileiro de vídeos na internet.

Além disso, gostaria de agradecer a pessoas que acreditaram na realização evento como: a Verisign (Patrocinadora do evento), Kauê Linden, Gilberto Fugimoto, Luiz Fernando Sarmento, Mack, Márcio Libar, a todos envolvidos da Rede de Teatro de Rua do RJ e da Rede Nacional, aos estabelecimentos comerciais: Devassa, Belmonte, Oklahoma, Videolog e ao SESC, que são grupos e entidades que fortalecem o desenvolvimento de ações que valorizam a cultura e o bem estar e apóiam iniciativas de caráter público. Sei que são inúmeras pessoas e um longa lista de nomes, mas que mesmo não mencionadas não são esquecidas. Muito obrigado!

Abaixo, segue a programação do evento:

SERVIÇO: MARATONA DE ARTISTADERUA.COM
Onde: Aterro do Flamengo entre as ruas Buarque de Macedo e Tucumã
Quando: dia 06 de julho, das 9h as 17h
ENTRADA FRANCA

Um comentário:

Anônimo disse...

importantíssima iniciativa, estive lá e adorei, parabéns aos organizadores!