sexta-feira, 4 de julho de 2008

III Festival de Teatro - Affonso Cláudio em cena 2008

Durante os dias 22 a 29 de junho, a cidade de Afonso Cláudio, interior do estado de Espírito Santo se mobilizou para receber a terceira edição do Festival de Teatro - Afonso Cláudio em Cena - 2008. O secretário de Turismo, Paulo Falqueto conta que há três anos atrás, ele mesmo começou por iniciativa própria. Pegou um antigo e único Centro Cultural José Ribeiro Tristão e tirou três caminhões de lixo, reformou e realizou o Festival, com direito a premiação e tudo. Depois disso, a população de um pouco mais de 30.000 habitantes abraçou a empreitada e a iniciativa da prefeitura em realiza-lo como calendário oficial da cidade, assim realizando a segunda edição, em 2007 e terceira edição em 2008.

Segundo os organizadores e a população que vai em massa aos espetáculos a todas as apresentações de palco e rua todos os dias, o Festival só cresce e melhora a cada ano. Esse ano, o festival além da extensa premiação de troféus, ofereceu quatro prêmios de R$1.000 (mil reais), para Melhor Espetáculo Teatro de Rua, Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Espetáculo Monólogo e Melhor Espetáculo Estudantil.

Participaram 10 espetáculos estudantis (entre adultos e monólogos), desde jovens iniciantes da arte do Teatro até diretores como, Gilberto Galdino dos Santos, que apresentou o monólogo: "O Dia Seguinte" e saiu com prêmios de melhor monólogo. Entre os grupos estudantis estão: Centro Educacional Vicente Pelicione, que interpretou o espetáculo: "O Caso da Galinha Bujica", e o grupo GENSC, com o espetáculo: "Quem é ela Deusa ou Diaba?", que saiu com os prêmios de melhor atriz e melhor ator. Além de 5 espetáculos de teatro de rua, quatro do estado do Espírito Santo e um do Rio de Janeiro. O espetáculo Pulitrica (RJ) ganhou três prêmios: Melhor Ator, Melhor espetáculo de Rua e Melhor espetáculo de Rua - Jurí Popular.

Leo Carnevale que participou pela primeira vez do Festival, com o espetáculo Pulitrica, relata: "O mais importante foi ter participado, contribuindo para o fomento das artes pelo interior do Brasil e ter ganho o prêmio de Jurí Popular, caindo literalmente nos braços do povo. Claro que o prêmio em dinheiro também é importante."

Um comentário:

Unknown disse...

VALEU seu Leo Carnevale.
vc merece.
abraços
lm