segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Download: Livro Cultura Livre de Lawrence Lessig

Encerrando essa décima segunda edição do Guerrilha Aberta, a coluna "Download" traz um verdadeiro presente para os interessados em entender melhor o que está se passando no universo das grandes empresas, internet e direitos autoriais. Lawrence Lessig, criador da licença de direitos autoriais internacional Creative Commons, na qual está revista se utiliza escreveu o livro "Free Culture", onde ele trata sobre uma batalha velada contra a monopolização final dos meios culturais. "Lessig foi arrastado ao olho do furacão por vários motivos que ele citará durante o livro, e pode ver mais do que muitos puderam.", conta Fábio Emilio Costa, tradutor do livro para português.

A obra foi traduzida por Fábio, graças a própria licença que o livro utiliza, odne permite que não apenas seja distribuido gratuitamente pela internet ou por impressão por demanda, mas como liberou os direitos para a tradução. "o copyright deveria ser um mecanismo de proteção do direito do autor e um mecanismo que impedisse o perpétuo monopólio cultural de alguns poucos indivíduos e/ou entidades, ao garantir que as obras culturais e criativas, após algum período, voltassem ao domínio público, retornando benefícios à sociedade.", ressalta Fábio, no início do livro.

Esse livro é uma espécie de guia para um entender profundamente os caminhos e um sinal de alerta: "se nada for feito, poderemos oferecer a algumas pessoas e corporações o poder de decidirem sobre a nossa cultura como um todo", assim como explica Fábio: "Cultura Livre deve ser lido por qualquer um que tenha interesse no impacto das novas tecnologias na cultura e sobre a resistência dos grupos atualmente favorecidos pelo direito autoral.".


________________________________________________________
O Creative Commons Brasil disponibiliza opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados". Para saber mais, assista os videos [1] e [2].

Nenhum comentário: