domingo, 17 de agosto de 2008

Download: Livro Direito, Tecnologia e Cultura de Ronaldo Lemos

Nesta décima terceira edição e mais extensa edição já publicada da Guerrilha Aberta, a seção Download encerra com chave de ouro, com o livro: "Direito, Tecnologia e Cultura", escrito por Ronaldo Lemos.

Para quem não conhece, Ronaldo Lemos é advogado formado pela Faculdade Gétulio Vargas e atualmente responde como responsável internacional do Isummit, o encontro anual da licença de direito autoral internacional - Creative Commons, criado pelo advogado norte-americano, Lawrence Lessig. Ronaldo pode ser considerado como grande repercussor da licença por terras brasileiras. Para você ter noção, ele edita esse mesmo livro em 2005, pela Editora FGV e licencia em Creative Commons, com objetivo de disponibiliza-lo gratuitamente na internet, só que alerta: "É claro que no melhor espírito de open business, quem quiser adquirir a versão impressa do livro, também pode fazer isso através do site da editora".

O livro investiga os desafios no campo do direito, em relação a internet e da tecnologia digital e acompanha as transformações no direito, segundo ao autor, através de duas formas: "de modo indireto, quando as instituições jurídicas permanecem imutáveis ainda que os fatos subjacentes a elas se alterem profundamente; ou de modo direto, quando o direito se modifica efetivamente perante a mudança na realidade, em um esforço de promover novas soluções para os novos problemas". Entre outros assuntos aborda ainda sobre direito da propriedade intelectual.



________________________________________________________
O Creative Commons Brasil disponibiliza opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados". Para saber mais, assista os videos [1] e [2].

Nenhum comentário: