segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Guerrilha Aberta agora é segunda-feira!

04 de agosto de 2008, segunda-feira. Você deve estar achando estranho, porquê a décima segunda edição da revista eletrônica Guerrilha Aberta está sendo lançada na segunda-feira. Se até a última edição, as publicações aconteciam às sextas-feiras. Pois é, é que a partir dessa edição, a revista será lançada agora, quinzenalmente às segundas-feiras (uma sim e outra não). É uma mudança para melhorar o seu estilo de vida e aproveitar para que você, leitor, fique cada vez mais informado e aproveite o início da semana para se manter informado. Falando em informação, esse mês de agosto, promete ser umas das melhores oportunidades para quem quer conhecer mais sobre a cultura popular do Brasil, mais especificadamente das regiões norte e nordente, pois algumas instituições culturais prepararam uma rica programação para o mês do folclore brasileiro.

Nessa edição, temos a entrevista com Márcia Fernandes, profissional de teatro com bonecos e que se dedica a dar vida a bonecos e gosta de dividir esse conhecimento com quem queira aprender.

Nossos colunistas Luiz Manhães, Dalva Beltrão e Leo Carnevale trouxeram respectivamente, um breve relato sobre o surgimento da palavra Boêmia, uma uma breve biografia do ator José Dummont e o quarto capitulo da novela Sorrub e Oileruá.

Começando a tradicional AGENDA: Começamos pelas unidade do SESC Tijuca e São João de Meriti, que estão com uma rica programação, que permeiam o universo folclórico e da cultura popular brasileira, passando pelo Boi bumba até um encontro de grupos culturais de culturais do Movimento União dos Artistas da Mãe de Deus, direto de Juazeiro do Norte, Ceará.

Ainda essa semana, começa a partir do dia 05 de agosto, a exposição: "A Mascará Teatral na arte dos Sartori", que trata sobre as máscaras da Cmédia Dell´Arte ao mascaramento urbano. que estará sendo realizado na Caixa Cultural até o dia 07 de setembro.

Seguindo a semana. Agora é lei: Todo segundo sábado no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa tem o encontro mensal de palhaços: Palhaços no Varal, que reúne apresentações de palhaços com apresentações de números de até 10 minutos, a partir das 19 horas. Não percam!

Nossa agenda termina com a dica para quem quer curtir um espetáculo de teatro, o espetáculo: "Morrer ou Não", que está em cartaz no Centro da Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro, até o dia 24 de agosto, com sessões de quarta a domingo, às 19 horas.

Fiquem ligados, que até o final do ano, o Teatro do Oprimido estará formando multiplicadores em diversos estados pelo Brasil e na Afríca. E na coluna "Download", o livro "
Cultura Livre", do autor da licença Creative Commons, Lawrence Lessig, traduzido em português, por Fábio Emílio Costa para ser baixado gratuitamente na internet.

Tenha uma boa leitura!
Até a próxima edição, dia 18 de agosto.
Do seu editor.

Nenhum comentário: