segunda-feira, 18 de agosto de 2008

EstrelaDoce: Entre duas Estrelas

ENTRE DUAS ESTRELAS
____________________________________________________

Dalva Beltrão

Aracy de Almeida, a grande interprete de Noel Rosas e Áurea Martins uma das mais importantes interpretes da MPB, se encontram em grande noite.
Aracy (Teles) de Almeida nasceu no dia 19 de agosto de 1914. Foi criada no Encantado, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Filha de Baltazar Teles de Almeida e Hermogênea de Almeida. Aracy só teve irmãos homens.
Os pais de Aracy eram evangélicos, por esse motivo, cantava hinos religiosos na Igreja Batista que freqüentava e no bloco “Somos de pouco falar”.

Certo dia, conheceu Custódio Mesquita que a levou para Rádio Educadora, iniciando sua carreira artística. Mais tarde foi para a Rádio Tamoio e em 1933 conheceu Noel Rosa, que a convidou para beber uma cervejinha. Ficaram amigos e esse ritual se repetiu por várias noites. Ela se tornou a maior intérprete de suas músicas.
Nos anos trinta, Aracy foi uma das maiores intérpretes de samba, juntamente com Carmem Miranda. Na década de 40, Aracy de Almeida passou atuar a Boite Vogue, com sucesso. Gravou seu primeiro disco em 1934.

Áurea Martins nasceu no dia 13 de junho, em Campo Grande, subúrbio da Zona Oeste, filha de Antonio Joaquim dos Santos e Alzira Pereira dos Santos. Áurea se acostumou desde cedo a ouvir as músicas daquela época. Seu pai não era profissional de musica, mas gostava de reunir a família ... para tocar nas tardes de domingo, seu violão e ouvir a mãe de Áurea cantar. O repertório não podia ser outro: Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Orlando Silva, Orestes Barbosa e outros. Foi nesse ambiente que a pequena Áurea foi crescendo.
Seus tios tinham um regional (nome que antigamente se dava a uma formação de músicos). O tio João Clarinete tocava sax barítono e clarinete e Adelino, sax tenor.

O irmão de Áurea também herdou o dom da musicalidade. Elízio de Búzios, como é conhecido, toca violão, canta e compõe. Áurea acompanhava os tios e o irmão com o canto. Foi daí que ela despertou para a música.
Ela iniciou sua carreira artística na Radio Nacional, no programa Tribunal de Melodias de Mario Lago e Paulo Gracindo, mais tarde, passou atuar no programa de César de Alencar e Manoel Barcelos.
Em 1969, foi levada pela mão do maestro Anselmo Mazzoni, que também fez o arranjo para a música “Pela Rua” de Dolores Duran e Ribamar, que ela iria cantar naquela noite, no programa a Grande Chance de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi. Foi um grande sucesso. Ela tirou o primeiro lugar e se tornou conhecida do público.

Como Aracy de Almeida, Áurea Martins também fez sucesso cantando nas noites. Áurea cantou na famosa Boite Drink.
Voz suave, mas com a agressividade da raça, ela marca a presença para quem ouve. Áurea já gravou vários discos, sendo o último o CD “Até Sangrar”, com a direção de Hermínio Belo de Carvalho e José Maria Rocha, pela gravadora Biscoito Fino.
Áurea Martins foi convidada pelo Centro Cultural Aracy de Almeida para fazer a homenagem à cantora na comemoração da data de seu aniversário. No show “A Època Áurea do Rádio”, Áurea Martins fez da noite um grande sucesso, interpretando as músicas gravadas pela Aracy, Elizeth Cardoso, Zezé Gonzaga e suas próprias gravações do seu novo CD. O show aconteceu na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói.

Parabéns às duas estrelas que continuam brilhando!

____________________________________________________
Quem é Dalva Beltrão?

Artista Plástica de mão cheia e jornalista. Dalva é do samba e faz parte da direção do bloco de carnaval: Bagunça Meu Coreto. Conhecedora de muitas artes e muitas, mas muitas pessoas no universo artístico. Ela chega no Guerrilha Aberta para somar forças e falar sobre o que ela quiser.


Nenhum comentário: