segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Território Cultural realiza cortejo musical no centro do Rio

No próximo dia 25 de agosto, às 19 horas estará realizando as últimas atividades desse ano, na Casa Mercado 45, com uma mesa de debates que discutirá o tema: "Movimentos de Cultura, Modos de Cooperação, Modos de Gestão: Impasses e Perspectivas", com Cléia Silveira (FASE), Jaílson Souza (REDES/Maré) e Eliane Costa (PETROBRAS).

Já no dia 30 de agosto, acontecerá um cortejo musical, teatral e circense que sairá da Praça XV, às 16h para a Rua do Mervado 45, com a participação da Banda Virimexe, da Banda de Pífanos Mirim e dos Bacamarteiros de Juazeiro do Norte.

O evento Território cultural, que realizou sua primeira edição em 2002 e está no seu sexto ano de realização, vem buscando resolver um problema social, neste ano: "Como promover a mobilização social nos dias de hoje? Parece ser mais fácil acompanhar os acontecimentos do mundo pela tv ou internet". Dessa forma, busca oferecer uma oportunidade de fruição para um público que vive em comunidades desprovidas de aparelhos culturais e ao mesmo tempo, potencializar o trabalho artístico ode grupos das próprias comunidades, buscando dessa forma abrir uma via de acesso ao mercado de trabalho e busca de dignidade que muitas vezes é diíficil de ser conquistado.

O Território Cultural é uma rede de troca de saberes e práticas artísticas, onde estão envolvidas mais de 130 pessoas diretamente. Criada pela CASA - Cooperativa de Artistas Autônomos, o evento visa reunir grupos culturais e a população de comunidades das mais diversas partes da cidade em três pólos: Madureira, Cidade de Deus e Centro, para um intercâmbio público de trocas artístico-culturais. São eles: Jongo da Serrinha (Madureira), REDES/Cia Marginal (Complexo da Maré), Crescer e Viver (Praça XI) e CUFA/Cia Tumulto (Cidade de Deus).

A primeira ação foi realizada no úlimo dia 17 de agosto, com a apresentação da peça: “Qual é a nossa cara?” da Cia Marginal, como ilustrada nas fotos (de divulgação).


SERVIÇO:
MESA DE DEBATE:
Quando: 25/8 às 19h
Onde: Casa Mercado 45 (R. do Mercado 45, Praça XV - 60 pessoas)

ENCERRAMENTO - CORTEJO MUSICAL
Quando: 30/08 das 16h às 21h
Onde: Praça XV a Casa Mercado 45 (R. do Mercado 45, Praça XV)

Entrada Franca

Nenhum comentário: