quarta-feira, 26 de março de 2008

Documentário Alma Suburbana retrata a cultura no subúrbio carioca

O documentário de longa metragem Alma Suburbana, estreante neste ano de 2008, busca retratar o subúrbio carioca através da cultura, mostrando que onde faltam acesso e oportunidade, sobram vontade e motivação e mais do que a cultura existente no subúrbio, presente em cada esquina e rua, está principalmente na alma do suburbano.

O documentário produzido por Luiz Cláudio Lima e Joana D'arc, é uma co-produção da oficina de Vídeo do Núcleo de Arte Grécia, localizado na Escola Municipal Grécia, e do Cineclube Subúrbio em Transe. Estreantes no ano de 2008, é o primeiro longa da Oficina de Vídeo e a primeira produção do Cineclube, que reuni artistas locais e convidados.

O importante frisar que a vontade do documentário partiu dos próprios moradores do subúrbio, que são seus produtores e realizadores que conhecem os lugares que foram filmar e retratar lugares do cotidiano, valorizando o espaço em que vivem em que se realizam atividades culturais. Entre eles estão a CASARTI (Casa do Artista Independente), Centro Cultural criado há dois anos em Vista Alegre por Eliana Massari e Flávio Lima, onde o documentário foi lançado, em dezembro, como mostra a foto ai do lado..


Entre os personagens reais do filme, estão Eryk Rocha, diretor de cinema, que como o pai Glauber; do Ponto Cine (foto ao lado), tem uma sala de exibição em Guadalupe, com Marcos Palito, que faz apresentações de humor, antes das apresentações, chamado Bonequinho Vil e entre outros.

O documentário terá duas apresentações nesse mês de abril, que serão apresentados no próximo dia 05 de abril no Bar Papo de Esquina às 18 horas, na Vila da Penha e na Lona de Vista Alegre, às 19 horas, no próximo dia 17 de abril.

Mais informações, podem ser acessadas nos sites: www.almasuburbana.com / http://suburbanonaalma.blogspot.com

SERVIÇO:

Papo de Esquina
Data:
05/04 (sábado) às 18h
Local: Bar Papo de Esquina
Esquina das rua da Justiça com a Antonio Esterino - Vila da Penha.


Lona de Vista Alegre
Data:
17/04 (quinta) às 19h
Local: Lona Cultural João Bosco
Avenida São Félix, 601. Vista Alegre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Vinícius, valeu pela força.
Apenas um aviso: A exibição marcada no Bar Papo de Esquina foi cancelada. A nova data será em abril ou maio, mas ainda não há previsão.
Bjs,
Joana