quinta-feira, 17 de julho de 2008

EstrelaDoce: Sobre Heitor dos Prazeres

Heitor dos Prazeres nasceu no Rio de Janeiro, em 1898, no dia 23 de setembro, próximo a Praça Onze, lugar onde se reunia o grande sambista.
Seu pai Eduardo Alexandre era marceneiro e clarinetista da banda da Guarda Nacional e sua mãe Celestina era costureira. Heitor quando não estava na oficina ajudando o pai, estava vadiando pelas ruas da praça Onze.
Aos 13 anos foi preso por vadiagem e levado para Escola Correcional Benjamim Constante, onde ficou dois meses. Naquela época era considerado crime. Ele estudou apenas o primário, mas isso não impediu de ser um grande artista.
Sua paixão pela música o levou, muito cedo, a aprender a tocar cavaquinho, presente do Tio Lalú de Ouro (Hilário Jovino), que ganhou o instrumento em uma rifa e o deu.
"Lino, com era chamado por seus familiares, fugiu de casa para poder estudar o instrumento pelas ruas, onde foi recolhido como vadio para Escola Correcional Benjamim Constante no Quintino, onde aprendeu a profissão de tipógrafo.", conta Heitorzinho.
Ele participava de reuniões na casa da tia Ciata onde convivia com os sambistas João da Baiana, Donga, Sinhô, Pixinguinha e outros, também freqüentava os terreiros de Candomblé.
Foi um dos fundadores da Escola de Samba Vai Como Pode, que mais tarde veio a se chamar Portela, junto com Paulo Benjamim de Oliveira, Paulo da Portela, a escola de coração e outras.
Heitor dos Prazeres trabalhou na rádio criou o grupo “Heitor e sua gente” e integrou um conjunto musical “Grupo Carioca” com Cartola e Paulo da Portela e formou o grupo: "Embaixada do samba Carioca", para o evento " Carnaval do Pôvo", na Radio Kosmo e Prefeitura de São Paulo em 1939 e 1941, onde Adoniram Barbosa era o anfitrião e animador do espetáculo (nesta época, Adoniram ainda não fazia sambas, vindo mais tarde compor influenciado por este acontecimento). Como compositor foram inúmeros seus sucessos em parceria com Noel RosasPierrô Apaixonado” em 1936, nas vozes de Joel e Gaúcho. “Lá em Mangueira” de parceria com Herivelto Martins e “Mulher de Malandro” na voz de Francisco Alves, em 1943.
Casou-se com Gloria, em 1931, ficando viúvo em 1936. A partir daí ele passa a se dedicar à pintura, mais uma expressão artística que ele domina como se fosse um grande estudioso. Conquistou o mundo das artes plásticas. Sua paleta com as cores puras e fortes, mostrou o cotidiano de um povo alegre, aqueles que conheceu nos bares da praça Onze e por onde freqüentou levando a sua música. Imagens gravadas no inconsciente que nos momentos de solidão ele as colocou nas telas. Um estilo próprio que só ele sabia fazer. Com fez com a música Heitor dos Prazeres cercou-se de pessoas conhecedoras das artes plásticas que lhe indicou o caminho certo.
Ainda na década de 30 Heitor casa-se com Nativa Paiva, uma das pastoras, tem um casal de filhos, no dia 07 de dezembro de 1942, nasceu o menino Heitor dos Prazeres Filho - Heitorzinho dos Prazeres que seguiu os passos do pai na música e na pintura. A linguagem artística representa o cotidiano dos subúrbios da Leopoldina, crianças soltando pipas, nas ruas do bairro e as mesas de bar com os freqüentadores.
Casado com Regina desde 1969, teve três filhos com ela. Quando casou já existia um outro, pelo que sei dois seguiram o caminho da música. Ao entrevista-lo ele declarou:

"Tenho quatro filhos, um com Iolanda uma amiga de outrora e 3 com Regina minha parceira de 38 carnavais: Marcelo pai do meu neto Lucas, Eduardo Alexandre, Ricardo Heitor pai de Júlia minha neta e Flávio Henrique, pai de Maria Eduarda, minha neta.
Quando cheguei nesta nave fui recebido com arte, pouco antes do Natal. Na sala um sarau, no quarto a parteira me bate com a palma do despertar para a vida. O meu choro era, assim, acompanhado por um cavaquinho, um violão e um pandeiro. E com aquela melodia foram surgindo os versos de mais um chorinho:

É mais um Guerreiro

É mais um Carioca

É mais um Brasileiro..."
Acariciado por pincéis que faziam “cosquinhas” nos meus pés, eu sorria dormindo, sonhando colorido, envolto num ambiente alegre, irradiante de amor e simplicidade. Crescia com o passar dos dias sentindo a alegria do ritmo, da melodia, da poesia, da pintura e da escultura, constantes presenças naquela escola da vida.
E assim fui maravilhosamente contaminado pelo vírus da arte, da música e da pintura".

Heitor dos Prazeres participou de várias exposições com sucesso. Em Londres, ele fez parte da coletiva da RAF-Royal Air Force, em benefício das vítimas da 2ª guerra Mundial, com a tela Festa de São João por indicação de Augusto Rodrigues. A princesa Elizabeth adquiriu um de seus trabalhos.
Em 1951, ganhou o terceiro lugar na Bienal de Arte Moderna de São Paulo e fez uma individual no Museu de Belas Artes de Belo Horizonte. Em 1966, foi se juntar a outros bambas do samba e da arte.
Em 2003, foi lançado o livro Heitor dos Prazeres sua Arte e seu Tempo.

____________________________________________________
Quem é Dalva Beltrão?
Artista Plástica de mão cheia e jornalista. Dalva é do samba e faz parte da direção do bloco de carnaval: Bagunça Meu Coreto. Conhecedora de muitas artes e muitas, mas muitas pessoas no universo artístico. Ela chega no Guerrilha Aberta para somar forças e falar sobre o que ela quiser.

3 comentários:

Anônimo disse...

Informações erradas:

Onde dizem:

1 - Aos 13 anos foi preso por vadiagem e elevado para Ilha Grande, onde ficou dois meses - e ele nunca esteve na ilha Grande, ele foi levado p/ Escola Correcional Benjamim Constante , quem foi p/ Ilha Grande foi Madame Satã -

2 -Sua paixão pela música o levou, muito cedo, a aprender a tocar clarineta (instrumento do pai, daí a sua tendência musical e cavaquinho. Ele nunca tocou clarinete, o meu avô é quem tocava clarinete e caixa de guerra na Guarda Nacional, ele aprendeu as tocar cavaquinho, presente do tio Lalú de Ouro (Hilário Jovino), que ganhou o instrumento numa rifa e o deu. Lino, com era chamado por seus familiares, fugiu de casa p/poder estudar o instrumento pelas ruas, onde foi recolhido como vadio para escola correiciona Benjamim Constante no Quintino, onde aprendeu a profissão de tipógrafo. ( Ilha Grande era colônia penal p/ maiores de idade).


3 - Ele formou o grupo "Embaixada do samba Carioca", p/ o evento " Carnaval do Pôvo", Radio Kosmo e Prefeitura de São Paulo em 1939 e 1941, onde Adoniram Barbosa era o anfitrião e animador do espetáculo( nesta época, Adoniram ainda não fazia sambas, vindo mais tarde compor influenciado por este acontecimento). Radio Kosmo e Prefeitura de São Paulo em 1939 e 1941, onde Adoniram Barbosa era o anfitrião e animador do espetáculo( nesta época, Adoniram ainda não fazia sambas, vindo mais tarde compor influenciado por este acontecimento).

4 - não em 1943- e sim em 1942, nasceu o menino Heitor dos Prazeres, (homônimo "Prazerozo") -

5 - crianças soltando pipas, (a igreja) nas ruas do bairro e as mesas de bar com os freqüentadores.(Casado com Regina desde (1970)1969, teve três filhos com ela. Quando casou já existia um outro, pelo que sei nem todos seguiram o caminho da música.( 2 são músicos).

O mais, Tudo bem.
BJÃO -do amigo - Heitozinho dos Prazeres
Heitor dos Prazeres
(omônimo "Prazerozo")

Vinnyl 69 Produções disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinnyl 69 Produções disse...

O comentário acima foi enviado por e-mail para nossa colunista Dalva Beltrão pelo Heitorzinho dos Prazeres.

Em nome da revista, gostaria de agredecer pela participação do Heitorzinho dos Prazeres e gostaria de dizer que a revista é um ambiente colaborativo, onde qualquer informação quando colocada por equivoco, seja pela fonte de informações pode ser respondida no mesmo instante neste espaço de comentários e alterado, no mesmo instante (ou rapidamente), oferecendo ao leitor a fonte original, que é o próprio Heitorzinho dos Prazeres.

Gostaria de aproveitar de dar boas vindas ao Heitorzinho dos Prazeres na Guerrilha Aberta e fico imensamente feliz que tenha vindo ler a matéria, esclarecendo informações fundamentais para o registro de vida, onde presentes e futuras gerações poderão conhecer mais sobre tão importante artista.

Obrigado,
Do editor.