segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Estrada 55: Agosto é o mês de festas para o projeto ESTRADA 55

No dia 6 de agosto de 2007, numa segunda-feira, às 3 horas da tarde, estreava com muita festa o programa ESTRADA 55, pela web Maré Manguinhos, já que ele representava os três anos do ESTRADA 55 com shows ao vivo. O primeiro programa na web rádio não foi muito fácil para seu idealizador e apresentador, Ricardo Loureiro, porque na véspera ficou sabendo que sua estréia poderia ser adiada, o que acabou não se concretizando, para satisfação de todos que ansiavam por sua estréia. Como não sabia ainda 'pilotar' suficientemente os equipamentos da rádio, Loureiro deixou a operação da mesa por conta do radialista Mário Azevedo com quem dividiu a apresentação do programa neste dia. O nervosismo, normal em estréias, fez com que Loureiro, em sua primeira fala, que foi lida, saísse atropelada. Essas são algumas curiosidades que rodeiam a estréia do programa que divulga a música independente autoral de vários estilos que este mês completa um ano. Mas, o mais importante neste momento, é que o mês de agosto é um mês de festas para o projeto ESTRADA 55 que completa quatro anos de existência com 48 edições realizadas o vivo e um ano de programa na web rádio Maré Manguinhos, diretamente do Estúdio da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, no Rio de Janeiro.

No dia 13 de junho deste ano, o ESTRADA 55 fechou uma importante parceria com o Sr. Éverson Paladini, proprietário da web e rádio FM que leva seu próprio nome, em Santa Catarina, e desde então o programa é transmitido ao vivo e simultaneamente pelas suas rádios, através da web Maré Manguinhos, na Fiocruz. Esta parceria trouxe ao projeto uma nova dimensão, já que a eversonpaladini FM e web tem um público fiel na Europa, especialmente, na Itália, e em vários outros países de todos os continentes. O programa tem alcançado, desde então, uma boa audiência, com ouvintes interessados e participativos.

Alguns artistas e compositores, freqüentemente, são convidados para participar do programa, contando um pouco de sua história e tocando algumas de suas composições ao vivo, o que acaba transformando um simples bate-papo num show acústico.

O convidado do dia 1º de agosto foi o cantor, compositor e escultor, Valmon, que falou sobre a sua carreira artística, desde a sua infância, já ligado à música – sua mãe era cantora de rádio - e às artes. Porém, uma infância difícil. Perdeu seu pai de uma forma trágica e, para sobreviver, foi trabalhar como vendedor ambulante, mas sem abandonar o seu sonho, a música. Mas anos depois, tudo mudou quando conheceu uma produtora alemã que o levou, junto com o seu grupo naquela ocasião, para a Alemanha, onde Valmon gravou seus dois CDs e fez shows em vários festivais. Acompanhado de Júnior Cardoso, violonista, desde o seu primeiro CD, 'Lua', Valmon tocou para os ouvintes da rádio a música inédita ‘Como será o paraíso?’, de seu novo CD que está terminando de gravar, em Salvador, e outras quatro músicas, conhecidas do programa, todas de sua autoria. Valmon acompanhado de Júnior Cardoso, ao violão, estreou no ESTRADA 55 em 31 de maio de 2007.

Na semana seguinte, dia 8 de agosto, o convidado do dia foi o cantor e compositor Fábio Lísias que nos contou sobre o seu envolvimento com a música desde a sua infância - com seus pais músicos - até os dias de hoje, passando por várias bandas como a Puêra e a Escambrau. Lísias é músico formado, estudou piano, mas acabou trocando-o pelo violão, porque 'é um instrumento mais fácil para levar à praia e para qualquer outro lugar', afirma o músico com total razão. Fábio Lísias, que também é produtor musical, neste momento está se apresentando toda semana no Teatro Municipal de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, e gravando o seu CD solo que será lançado brevemente, agradecendo a sua namorada pelas letras inspiradas que tem escrito. Fábio fez a sua estréia no ESTRADA 55 (ex-Rolando na Estrada) dia 14 de maio de 2005.

Portanto, o ESTRADA 55 está completando seus quatro anos de vida com muito sucesso: 48 eventos ao vivo, 36 programas de rádio on-line, parcerias com a web e FM eversonpaladini e agora, para fechar melhor ainda, uma parceria com a Guerrilha Aberta que, para quem vive neste universo sonoro independente, tem tudo a ver.

______________________________________________

Quem é Ricardo Loureiro?

Ricardo Loureiro é formado em jornalismo, trabalha com assessoria de imprensa e pesquisa musical. Como divulgador cultural, criou o projeto Estrada 55 que divulga a música independente autoral desde 2004, produzindo e apresentando shows ao vivo e o programa pela webrádio dos estúdios da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido Ricardo Loureiro, parabéns por mais essa conquista, muito me honra o privilégio de tê-lo como parceiro, és um grande guerreiro, porta-voz do artista Independente. Vida longa amigo e pé na ESTRADA!

Anônimo disse...

Querido Ricardo Loureiro, parabéns por mais essa conquista, muito me honra o privilégio de tê-lo como parceiro, és um grande guerreiro, porta-voz do artista Independente. Vida longa amigo e pé na ESTRADA! Abraços,Valmon e Júnior Cardoso.