segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Circo Poesia: Dia do Palhaço no Circo Spacial

Dia do Palhaço no Circo Spacial
_________________________________
Marlene Querubim


Respeitável público, olhos grudados no centro do picadeiro porque o espetáculo vai começar! Chegou o palhaço, o encantador de corações, a alma do circo.


Que figura é essa de nariz vermelho, sapatos grandes e roupas coloridas que encantada e povoa o imaginário de crianças e adultos? Desengonçado e estúpido ele surge de repente para trazer alegria e (muitas vezes) distrair a platéia durante a troca de cenários. E consegue.
Foto Divulgação - Palhaço Buguinho – Circo Spacial

No dia 10 de dezembro comemora-se no Brasil o Dia do Palhaço. Este dia foi escolhido para homenagear o palhaço Piolim (Abelardo Pinto), que nasceu nessa data no ano de 1897, em Ribeirão Preto (SP) e morreu em 1973.

Os palhaços brasileiros estão entre os melhores do mundo. Como exemplos, temos Pepe Jardim que está excursionando pelos EUA com uma companhia Russa e Marcos de Oliveira Kazuo fazendo parte da equipe do Cirque du Soleil, no espetáculo "Alegria". Mas, aqui no Brasil, a alegria do Circo Spacial é garantida pelos seguintes palhaços que compõe a equipe: Pingolé, Maskarito, Buguinho, Pistolinha e Petecada, e ainda pela palhaça Crispita e palhacinho Mateus, com apenas 10 anos de idade.

No dia 10 de dezembro às 20h30, terá leitura do livro "Corações na Lona", poesias de Marlene Olímpia Querubim, fundadora e diretora do Circo Spacial. O evento, destinado à imprensa e convidados terá performances circenses e contará com a presença de palhaços especialmente convidados.

A homenagem e o carinho do Circo Spacial - através da poesia de Marlene Olímpia Querubim – a todos os palhaços que trabalham nos palcos da vida, nos circos-teatro, circos-rodeio, animando festinhas ou levando alegria e esperança para crianças e adultos em hospitais.


PALHAÇOS
(poesia que integra o livro "Coração na Lona",
de Marlene Olímpia Querubim
)


Em minha direção,
vieram os barulhentos palhaços
roupas largas, sapatos sortidos,
prontos para receber meu abraço,
em saltos e piruetas, com olhar perdido!
Vieram ao meu encontro, que fantasia!
me senti pequena, quanta alegria!
Pingolé de enorme nariz colorido,
alguém segura minha mão?
Há tanta gente, que multidão!
Uma alegria contagiante
invade meu palpitante coração,
com este sonho me torno
uma gigante, valente,
em meu rosto um sorriso estonteante
sigo feliz meu caminho,
imagino em meu futuro distante,
estes lindos palhaços
em meus sonhos delirantes!

____________________________________________

Quem é Marlene Olimpia Querubim?

Marlene Querubim é atriz, poetiza e escritora formada em matemática, autora do livro Marketing de Circo e do livro de poesias: Coração na lona. Considerada como uma empresária de circo movida pela paixão. Fundou há 22 anos, o Circo Spacial, da Federação Paranaense de Teatro, da União Brasileira de Circo Itinerante e da Academia Brasileira de Circo.

Nenhum comentário: