quarta-feira, 26 de março de 2008

Onde está a mídia cultural no Brasil?

Há tempos que vivo me perguntando, onde está a mídia cultural no Brasil? Onde posso saber sobre os eventos que acontecem no Rio de Janeiro, desde espetáculos de teatro, música, danças, artes plásticas, cinema e por ai vai? A resposta fica mais complicada, quando quero saber de eventos pequenos ou eventos gratuitos que acontecem nas ruas, em espaços abertos. Resolvi então, consultar algumas informações. O que vocês vão ler nas próximas linhas é como a midia se relaciona com o brasileiro e vice-versa...Boa leitura!

Seguindo os dados do segundo editorial, o Brasil tem cerca de 183 milhões de habitantes. Daí, fui pesquisar qual veículo de comunicação está mais presente na vida do brasileiro e sem dúvidas, a TV aparece como primeiro item do lar, presente em cerca de 99,9% dos lares brasileiros, que se totalizam cerca de 44 milhões de habitações. Só na capital do Rio são aproximadamente 4 milhões. Em segundo lugar está o rádio, presente em 97,4% dos lares brasileiros.

Depois disso, os jornais se tormam presente, onde 65% da população se interage e em seguida estão as revistas, atingindo 40% da população brasileira. Não esqueçamos da TV Paga, onde se incluem 40%, sendo 69% da classe AB (com renda familiar mensal a partir de 2200 reais) e em sua maioria público feminino de 25 a 44 anos, com segundo grau completo. Não estamos falando aqui se falando sobre especialistas, formados pela educação superior brasileira (isso fica para outro papo em futuro).

Na Tv, as emissoras com mais visibilidade são Globo, SBT e Record, na Globo, os programas mais assistidos são RJTV, Fantástico, Jornal Nacional e Globo Reporter. Já na TV Paga, os canais são Globo News, GNT e Multishow que assumem a liderança. Em relação a rádio, pesquisei qual o público que mais se relaciona com esse veículo e uma informação que bate como martelo nos neurônios desde o tempo da faculdade de comunicação, que a maioria das pessoas que escutam rádio AM são mulheres acima de 60 anos e homens acima dos 40, da classe C, sabe aqueles dois milhões que falamos na edição passada só no Rio de Janeiro.

Bom, já no jornal impresso, uma surpresa! Quem tem mais penetração na capital do Rio e Janeiro não é Jornal O Globo, nem Jornal O Dia. É o Extra! Pois como todos sabem a grande camada da população brasileira, a classe C, ou classe média é o maior população no Rio de Janeiro. Só no Rio de Janeiro, o Extra chega a atingir 40% da população total, enquanto o jornal O Dia atinge 28% e jornal O Globo atinge 20%. Abaixo dele, o Jornal do Brasil e o Povo dividem nem 5% juntos.

Enfim, entre dados e perpectivas, a informação não está em apenas um lugar. Mas no coletivo desses lugares, que quanto mais claro você souber que público quer atingir, menor e mais objetivo será o seu trabalho, seja divulgando seu trabalho artístico, ou buscando o que têm de bom, durante a semana.

No mais é só andar pelas ruas do Rio de Janeiro, que as informações chegam até você, seja através de filipetas, outdoors, carros de som, conversas informais com amigos e em veículos alternativos, como a Guerrilha Aberta, onde as informações se fazem por redes abertas.


POR HOJE É SÓ PESSOAL!

As informações foram retiradas de Ibope (www.ibope.gov.br) e Ipsos Marplan (ww.ipsos.com.br).

5 comentários:

Unknown disse...

Caro, companheiro;

Mesmo sabendo que teoricamente não é correto relacionar algo tão recente (como a discussão que você trouxe no seu artigo) com o pensamento dos intelectuais clássicos, pois entre uma coisa e outras faz-se necessário analisar x mediações; segue abaixo algumas linhas do "Ideologia Alemã", de Marx e Engels. Abração!

"A classe que dispõe dos meios da produção material dispõe também dos meios da produção espiritual, de tal modo que o pensamento daqueles aos quais são negados os meios de produção intelectual está submetido também à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão ideal das relações materiais dominantes; eles são essas relações materiais dominantes consideradas sob forma de idéias, portanto a expressão das relações que fazem de uma classe dominante; em outras palavras, são as idéias de sua dominação."

Azize disse...

Olá Guerrilheiro! muito legal seu blog, precisamos de lugares assim onde possamos obter informações que a midia convencional nem se quer ousa penetrar, por comodismo ou por não levar grana alguma com isso.
A internet nos possibilita gritar ao mundo e sermos ouvidos!

Excelente iniciativa e pode contar com o apoio!

grande abraço

Anônimo disse...

Olá Vinicius,
visitei teu site, bacana! Parabéns!

Anônimo disse...

Valeu, Vinícius!

Anônimo disse...

ficou bem legal, querido!!!

obrigada!!!

Parabéns!!!