Durante os dias 17, 18 e 19 de setembro, a Fundaçao Oswaldo Cruz realizará o 5o Simpósio de Ciência e Arte 2008, onde cientistas e artistas dialogaram em prol do compromisso social da ciência com a qualidade de vida e a capacidade de resgate da cidadania para participapão nas decisões concernentes ao futuro da humanidade. Paralelo ao Simpósio ainda acontecerá o 1o Forum de ex-alunos dos cursos de Ciência e arte do IOC e a 4o Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - evento de premiação.
Para o cientista social e palhaço, responsável pelo projeto Promoção da Saúde e Alegria, Marcus Campos, ele afirma que as políticas públicas ainda não são suficientes e só podem ser consideradas eficazes se forem pensadas coletivamente com quem realmente participa. "Mas se compararmos a 20 anos atrás quando nossa constituição foi formulada, andamos muito no que diz respeito a participação coletiva e popular, temos inúmeros projetos que não são divulgados e estão dando muito certo. Como a construção é coletiva e permanente temos que seguir em frente que atrás vem gente", argumenta Marcus.
Marcus é um dos responsável na comissão de organização do Simpósio, estará coordenando a segunda mesa-redonda do Simpósio: Tecnologia Social, Ciência e Arte, que vai acontecer na quinta-feira, dia 18/09 das 14h às 17h, sobre "Reflexões sobre seu cunho dialógico nos processos de divulgação de C&T, Promoção da Saúde e Projetos Auto Sustentáveis". Na mesa de debate estarão preentes Irma Passoni - ITS - Gerente Executiva do Instituto de Tecnologia Social, José Ivo S. Pedrosa – MS – Secretario de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e Marcio Libar - Projeto Mundo ao Contrario/ A Nobre Arte do Palhaço.
O simpósio começa na quarta-feira (17/09), a partir das 9h da manhã, com o Fórum de ex-alunos dos cursos de Ciência e arte do IOC e às 11h começa a abertura com Tânia Araujo-Jorge e Vivian Rumjanek que realizará a palestra e homenagem especial aos 70 anos do professor Leolpoldo de Meis. Já na quinta-feira pela manha será realizada a primeira mesa-redonda sobre: "Ciência, Arte e Imagem", onde serão discutidos diversos aspectos da relação entre a Imagem e a Arte na Ciência, e como essa pode estar envolvida nos processo educativos.
Por fim, na sexta-feira (19/09), pela manhã será realizada a avaliação final dos posters para certiicação e recomendação para divulgação e destaques e à tarde, a partir das 14h será realiza a última mesa-redonda: "Espaço e Saúde, Ciência e Arte", que discutirá as relações entre filosofia, educação, ciência e arte, espaço e saúde, coord. por Eduardo Silva - UFSJ.
Todos os dias ao final do evento acontece de 17:00h às 17:30h, um encontros e troca de idéias: com happy hour musical e confraternização., com DJ Cyro Quem quiser ter acesso a toda a programação, pode acessar o link.
5o Simpósio de Ciência e Arte 2008:
Quando: Dias 17, 18 e 19 de setembro de 9h as 18h
Onde: Auditório do Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz
(Av. Brasil 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro)
ENTRADA FRANCA
Quando: Dias 17, 18 e 19 de setembro de 9h as 18h
Onde: Auditório do Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz
(Av. Brasil 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro)
ENTRADA FRANCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário